Alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever com autonomia. Já o letramento é o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais... Alfabetizado é o sujeito que sabe ler e escrever. Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais.
Muitas famílias ficam bastante ansiosas quando o filho chega nesta fase da alfabetização. Logo vêm as comparações com os outros filhos, com o amiguinho da sala ou com o vizinho. Cada criança tem o seu tempo e constrói o conhecimento sobre a língua escrita à medida que convive com ela. Sendo assim, essa é uma fase de muita leitura para repertoriar, jogos com as palavras, brincadeiras de rimas, bingo de letras, enfim, uma verdadeira sopa de letrinhas. Assim, o processo vai acontecendo de maneira natural e tranquila.
Agora, caso você observe que mesmo com todas essas atividades seu filho não se interessa, nunca quer brincar com as atividades que você propõe, não presta atenção nas histórias que você conta, agende uma conversa com a professora. Veja como ele está em sala de aula diante das intervenções realizadas. A escola é o lugar mais indicado para descobrir se o processo pelo qual ele está passando é esperado para sua faixa-etária ou se é hora de procurar a ajuda de um especialista.
Educnos - Assessoria Psicopedagógica
AVENIDA ONZE DE JUNHO, 1070 - SALA 1210 - VILA CLEMENTINO - SÃO PAULO - SP
Whatsapp (11) 99899-5444
Copyright © 2024 Educnos - Assessoria Psicopedagógica – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy Criador de Sites